sábado, 1 de setembro de 2012

Caldinho de Sururu: Uma dose de energia.

Eita lasqueira! Bahia é tudo de bom! Bom de pessoas, bom de lugares, bom de comidas...

Quando morava na Bahia, vivia a tomar caldinho de sururu, que para mim, é a mesma coisa que mexilhão. Antes de provar pela primeira vez, torcia o nariz, mas quando provei, me rendi.
E conta a "lenda" que é afrodisíaco...
Não faz cara feia não! É uma delícia! Você vai se surpreender...

Aqui no Rio não encontra caldinho fácil como lá, mas encontra o mexilhão, e eu achei uma receita super fácil em um dos blogs da minha amiga queridíssima Dolly.

Vamos aprender?

Estes são os temperos, a quantidade fica a seu gosto. Isto foi o que eu usei para 700g de sururu.

Sururu - comprei desconchado e congelado

Aqueça o azeite de oliva e doure o alho. 
Acrescente a cebola, o tomate, o pimentão e junte os sururus.

Tempere com sal, limão, pimenta-do-reino.

Acrescente o leite-de-coco, o azeite de dendê, o coentro e deixe ferver por uns 10 minutos. Acrescente as cebolinhas picadas e corrija o sal, se nescessário.


 O sorvete caseiro feito de suco e despejado dentro de sacos tem vários nomes:
Bahia: Geladinho
Rio de Janeiro: Sacolé
Minas Gerais: Brasinha
Espírito Santo: Chup-chup
Brasília: Din-din (obrigada Vanúbia)
Interessante as diferenças regionais, não é?
E eu tenho orgulho de ter participado delas...
Afinal, sou capixaba de nascimento, mineira de paixão. Carioca por conveniência e baiana de coração!

Meu habitat natural...  =)

Amo muito tudo isso!
Amo você aqui!

.
Comentários
73 Comentários

73 comentários:

  1. Rê,tudo bem com vc querida?Aqui o sururu é chamado de marisco.Eu,particularmente, não gosto,mas meu marido aprecia muito.Vou fazer pra ele!!Adorei sua foto assim de costas,muito bacana!!Ah,que saudade do verão!!Aqui acaba de chegar uma frente fria!!Beijos gelados!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Re,
    Eu gosto de mexilhão, mas não é todo mundo que gosta né até torcem o nariz, mas nunca como como caldinho só refogadinho, gostei da receita.

    Mas o que mais me encantou foi essa paisagem linda, vc é privilegiada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Saudações! Haaaa... mas que capricho!!!! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê,
    deu agua na boca sua receita...mas tenho sempre receio em usar frutos do mar...coisas de mineiro...hehe, alias, mineiro medroso...haha. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê,
    deu agua na boca sua receita...mas tenho sempre receio em usar frutos do mar...coisas de mineiro...hehe, alias, mineiro medroso...haha. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê,
    deu agua na boca sua receita...mas tenho sempre receio em usar frutos do mar...coisas de mineiro...hehe, alias, mineiro medroso...haha. Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê,
    deu agua na boca sua receita...mas tenho sempre receio em usar frutos do mar...coisas de mineiro...hehe, alias, mineiro medroso...haha. Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Rejane, menina que carinha boa que fica isso, viu!
    Cinfesso que ainda não provei; mas como sou boa de boca, vou experimentar, só não sei se aqui em Brasília vende com facilidade!
    Se eu encontrar te conto.
    Falando nos sorvetes em saquinho, aqui conhecemos como din-din, e eu amo, principalmente os de frutas naturais como abacate, amendoin e morango, hummm.
    Seu blog está cada dia mais perfeito!
    E essa ultima foto... ôh delícia de lugar!!!
    Super beijo querida!

    ResponderExcluir
  9. Hummmm...nunca comi, mas parece estar delicioso!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. É um dos efeitos mais simples sabia?
    se quiser posso tentar te ensinar!
    beijos beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amo caldinho de sururu, mas os que comi aqui no Rio são de outro jeito. São pretinhos com a aparência de feijão batido. Que estranho...

    ResponderExcluir
  12. Pois tente baixar o photoshop!
    Que dá pra fazer nele bem facinho!

    ResponderExcluir
  13. Não precisa agradecer querida, é um prazer poder contribuir de alguma forma, viu!!!
    Boa tarde pra você também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Já comi mexilhão no arroz e na caldeirada, assim nunca comi. Deve ser ótimo tb.

    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Rê, me encantei mesmo foi com as fotos! As suas ficam lindas, pode me falar qual máquina você usa? Estou pesquisando para comprar uma. Sabe como é, né, blogueira que se prese tem que ter boa máquina. Vou fazer esse caldinho e depois te conto.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Queridoca como vamos?
    Fiquei muito feliz com essa visita vip no meu espaço e mais ainda por ser lembrada por uma pessoa tão sensível como vc.
    BRindemos com esse caldinho e depois vamos nós ao din din (esse é o nome por aqui; em SP é chup chup)
    Beijos saudosissimos
    Dolly

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rê.

    No interior de São Paulo o saquinho chama JUJU.

    Bjinhos.

    http://costurandootempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. A cara está ótima, pena q não gosto de mexilhões.
    Vc é uma cozinheira de mão cheia, hein menina?
    Parabéns!
    Depois nos diga se é afrodisíaco mesmo.
    Bjs doces, Dany

    ResponderExcluir
  19. Hum... que delícia! Quer dizer que a senhorita carioca gosta dos sabores do NE? Bom saber disso! hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Aqui tem um caldinho de sururu,que é um pecado.Quando vier passear aqui em casa prometo te levar lá.
    Bjinhos,
    lidiane

    ResponderExcluir
  21. Re..como vc é má!!!...rsrrs
    Aqui no interior é um risco comprar mexilhão...quase sempre não estão bons...além de ser uma nota.
    Vc pode arrumar uma outra receita de caldinho...mais simples para nós interioranos que não temos o prazer de morar perto do mar...rsrsrs
    Bjusssss!!!
    Deu uma mega água na boca!!!

    ResponderExcluir
  22. Re caldinho de sururu aqui em PE é feito com fruto do mar bem pequeno com o nome de sururu faço sempre que vou a praia, essa sua receita e nova pra mim quando for vou testa a sua receita. Ha aqui o nome é DUDU, e é uma delicia em dias quentes não tem sobremesa melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto muito e no friozinho que ta fazendo aqui e uma ótima pedida,Adorei a receita,bjs

    http://cisinhascris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. O prato está bonito...Como moro no interior de Minas, nunca experimentei essas comidas...aqui em Minas esse suco congelado em saquinhos, chamamos de chup-chup, nunca houvi falar em brasinha. há adorei a nova decoração do seu banheiro.

    Um abraço

    Edilaini

    ResponderExcluir
  25. Hummmm que cara boa heim, adoooro sururu,uma "diliça"
    E adorei os varios nomes do chup-chup.
    bjo,bjo linda!

    ResponderExcluir
  26. Ai amiga, me animo não....acho que esse sururu não me apetece! KKK

    Quando ao suco no saquinho, quando eu era pequena, eu comprava por nome de laranjinha....rsrsrs

    Seu habitat natural é um luxo amiga.

    bjs

    ResponderExcluir
  27. oi Rê ,eu ja conhecia o caldo de sururu(chamo mais de marisco),minha mãe é pernambucana ela ama mariscos,e outros frutos do mar.a foto de costas esta muito bacana tem um ar e mistério , que nos leva a vários pensamentos .moro no Rio e quase não vou a praia! moro em Bangu, é um bairro muito,muito quente ,mais gosto de praia.

    ResponderExcluir
  28. Re, que bom que posso postar no seu blog, em alguns só consigo como anônimo e em outros não consigo nada.A casa que vende tecidinho e LOJA SIRIOLA fica en Madureira na estrada do Portela, em frente ao banco do Brasil.Não encontrei mais dessa estampa, mas achei uma linda, toda de rosinhas.Se tivesse encontrado compraria e se vc quizesse eu levava para vc.Se encontrar o tecidinho te aviso. bjins.

    ResponderExcluir
  29. Adoro!!!
    Vou fazer com certeza.
    Beijokas!!!
    Muito bom

    ResponderExcluir
  30. Nunca comi, mas deu água na boca. Hummmmm...

    Que delícia esse marzão, hein ???

    Ah ! Quando teremos a foto colgate ?
    :D

    Beijus

    ResponderExcluir
  31. uai amiga...não sabia que vc era sereia...rsrsrs
    é pra fazer inveja pras amigas essa fotenha né...rum*
    mas deixa de papo furado...vamos falar do sururu...nunca comi e nem ouvi falar...ri não é vdd..rsrs...mas me pareceu bom...uma dia vou experimentar.
    Amiga já mandei seu presente...acho que em 3 dias chega ai..espero que goste e goste da idéia que explico na mini cartinha que enviei junto...desculpe não ter escrito mais..mas foi meio na correria...desculpa eu tá...qlqr coisa nos falamos por e-mail...bjus flor

    ResponderExcluir
  32. Eu não sabia que sururu é mexilhão hahahahahaha - vivendo e aprendendo!

    E ó, aqui na minha cidade, o tal sorvete caseiro no saquinho é chamado de juju, já em Mirassol chamam de sucola e em alguns lugares de SP chamam de gelinho... Vai entender né!

    Beeeeeeijo :)

    ResponderExcluir
  33. Onde escrevi mexilhão, leia-se marisco! É assim que conheço rafara

    ResponderExcluir
  34. Menina!! Que delícia! Fui criada comendo frutos do mar(AMO!!!)...e esse prato, trouxe a lembrança dos meus pais(que saudade!)
    Ficou lindo, e com certeza saboroso, só não faço...porque marido só em ver já sente náuseas(acredita?). Eu sofro!!...rs.

    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  35. E onde esta escrito rafara, leia-se rsrsrs, pois o iPad corrige para rafara quando quero rir rsrsrs (eu hein! rsrsrs)

    ResponderExcluir
  36. Menina essa receita é maravilhosa!!
    Parabéns também pelo capricho na organização do post!!
    Bom findi!!
    Beijokinhas!!

    ResponderExcluir
  37. Eu nunca comi mexilhões, acredita?!?
    Me parece bem gostoso...
    Aqui em Belo Horizonte/MG, chamamos de CHUP CHUP, o suco no saquinho.
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  38. Oieee,
    HUUUUM eu caiçara q sou adoro frutos do mar, mas o Sururu é mesmo q o Mexilhão e o Marisco aqui de SP? será? sõ muda o nome?
    Bwijos

    ResponderExcluir
  39. Amiga mexilhão também é muito bom, diferente do sururu mas muito gostoso, deu agua na boca, aqui no interior da Bahia também suco no saquinho de Juju. Bjos. Lilian Castro

    ResponderExcluir
  40. humm que delicia..Na minha cidade São Luís-MA é também chamdo de sururu....Eu nao gosto mas um caldinho é sempre bem vindo...rsrsr
    bjs amiga e muitas paz, saude e muito amor...

    ResponderExcluir
  41. AI,QUE SAUDADES "DEL MARE"... ACHO QUE SOU FILHA DE NETUNO!!! HE, HE!!! QUE MARAVILHA DE FOTO A SUA, AMEIIII!!
    SURURU É MARISCO AQUI EM TB!!! EU ADOOOORO, CHEGA A SAIR ÁGUA DA BOCA!! COMI LÁ NA RÔ À MILANESA!!! UMA DELÍCIA!!!

    BEIJUUUUUUUSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  42. Hummm!!!
    Deu água na boca.
    Obrigado pela musica...
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
  43. Oi Re!
    Visitando o bloga da Maysa, o Meu doce Lar, encontrei o seu e vou ficar por aqui tá bom? Nossa! Tem muita coisa legal e daqui pra frente não quero perder mais nenhum post seu!
    Quando puder, meu Cantinho estará de portas abertas para vc e vc será muito Bem Vinda! Bjs, Zazá

    ResponderExcluir
  44. Sururu é uma coisa feia e asquerosa, mas o caldinho é uma delíciaaaa! Adoro!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  45. Olá, Rê!! praia e natureza é tudo de bom.

    Bjos

    ResponderExcluir
  46. Aiai.. q cara ótima Rê.. na real não sou mto fã de frutos do mar..
    no maximo q encaro são peixes! rs
    Tipo merluza, cação, pescada, sardinha.. etc.. etc..
    Será q dá pra adaptar com cação?! rs

    Bjos e dá uma passadinha em casa, pra bater papo.. rs
    No post de hj mostrei a galinha!!
    Confere lá..
    lyncompletissima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. oiiiie...

    Bom, como eu sou enjoadíssima para comer, e não gosto de frutos do mar essa receita não caiu muito bem aos meus olhos, mas tenho certeza que quem gosta encheeeu os olhos... rsrsrsrs

    Ah, e da uma passadinha lá no blog... tem novidades por lá... rs

    beijinhos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  48. Hummm..deve ser muito bom.Vou anotar e quem sabe uma hora eu faço..rs
    Beijoss amiga!

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  49. Rê, vc é toda organizada. Colocou tds os ingredientes nos potinhos brancos, tudo combinadinho rs :)

    Só não digo que vou repetir a receita em casa pq não sou mt fã de frutos do mar, mas deve ter ficado bem gostoso msm o caldinho.

    E suas unhas? Continuam rosadas? rs

    Grande beijo :*

    ResponderExcluir
  50. Que legal a recita e que foto maravilhosa essa, encantada. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  51. Oi Rejane tudo bem?!!!

    Então eu aprendi a fazer trico e croche quando era menina uns 09, 10 anos, eu fiz cachecois e até umas pecinhas de umas dessas colchas que estão no meu sofa, mas depois disso eu nunca mais fiz nada... agora nem lembro mais como colocar a lã na agulha, outro dia minha mãe colocou pra eu poder tentar fazer um cachecol...rsss Mas acho que se eu tentar devagar eu aprendo rapido de novo... A gente esquece sim.. eu já fiz ingles trilhoes...rss 3 vezes, fiz nutrição e depois direito... agora nem lembro de quase nada...é só não usar que esquece..
    agora mudando um tiquinho de assunto... esse comentário vai ficar grande...rss quase um post...
    outro dia eu comentei aqui no seu bloguito sobre a sua planta lá no seu banheiro, e disse que eu havia achado grande tal e eu teria medo de cair... olha depois quando fui ler seu outro post e vi vc falando sobre não ter crianças e que não ia cair..e tudo mais enfim... fiquei um tanto triste aquele dia, até pensei em te mandar um e-mail...mas não tenho o seu...rsss enfim, queria te pedir desculpas, para mim ficou parecendo que eu estivesse gorando seu vaso para cair ou criticando e não era isso absolutamente que eu quis dizer entende?!! é que EU sou tão desartrada em casa que eu já consegui quebrar até essa tampinha que fica na caixa da descarga com um rodo..e para arrumar só trocando o vaso sanitario todo...rsss
    Acabei dando a minha opinião pessoal apenas, sei que vc não me pediu... então era isso ta?!!
    Fiquei muito contente com sua visita lá no meu cantinho!! volte sempre que tiver vontade!
    Daniela

    ResponderExcluir
  52. Rê do céu...amo caldo de sururú!
    Qdp morei em Salvador eu tomava todo fim de semana mais o meu esposo...é uma delíciaaaaaa.....obrigada por postar a receita eu não sabia fazer e era doida pra aprender.
    Abraços Keli.
    Meu link:lugaresecoisasquemeagradam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Rê aqui em Belém o sorvete no saco se chama Chopp, não sei porque.
    Agora no dia dos namorados que perder mais calorias do que ganhar!
    rsrsrs

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  54. Ola amei esse cantinho, e ja me tornei seguidora vc tem otimas dicas virei sua fã...
    Tenha um otimo final de semana

    ResponderExcluir
  55. Ai que inveja !!!!
    Aqui na minha cidade está um frio !!!
    O sururu "que nunca ouvi falar " deve ficar muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  56. Rejane,

    Sou apaixonada por frutos do mar.
    Sururu eu comia muito. Meu ex-marido que fazia. Só que ele não colocava azeite de dende e leite de coco. Ele dizia que a moqueca capixaba não leva essas coisas. Deve ser por isso que a sua receita é baiana.
    De qualquer forma, eu comeria muito. Aqui tem mexilhão, mas eles não preparam da nossa forma. Tem uns enormes. Delícia.
    Sinto muita saudade desse nosso tempero.
    Obrigada pelo elogio. Você é uma das que mais me inspiraram na costura. lembro-me que quando vi sua galinha pintadinha, eu disse pra mim mesma. Eu vou fazer a minha.
    Não sabia nem ligar a máquina de costura, muito menos voltar a costura.kkkk Abria tudo quando eu ia vir.
    Olhei aquele seu vídeo e aprendi. Fui em frente. Obrigada!
    Agora compro revistas e estou treinando.
    Um dia você falou dos moldes dos passarinhos, eu tinha um aqui, mas dos grandes. Logo depois você informou que tinha recebido alguns.
    Na revista que comprei tem, aliás foi o que mais me atraiu.
    Estou fazendo alguns para postar em breve, e junto vou colocar os moldes. Não vou divulgar lá, qual foi a revista por causa dos direitos autorais. Aqui a coisa funciona. Risos
    Se você quiser, eu envio pra você por email também.

    Ahh quanto a Ana de Geo. É uma amiga muito amada, e realmente fiquei muito feliz em ver a felicidade dela.

    Tenha um abençoado final de semana também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Ai que delícia!
    Gosto muito!
    Ótimo domingo!
    bjs♥

    ResponderExcluir
  58. Olá,
    que belo «petisco».
    Aqui em Portugal é muito fácil de encontrar o mexilhão!
    O Brasil e essas praias maravilhosas é que não.
    Já anotei essa receita.
    Ótimo aspeto.

    bjs e bons banhos!
    : )

    ResponderExcluir
  59. Olá Rê deixei um selinho para vc, lá no meu blog espero que goste!

    ResponderExcluir
  60. Rê querida, passei pra deixar um oi e desejar uma linda semana. Bjus, Rose.

    ResponderExcluir
  61. Olá, sempre venho aqui em busca de novidades para o meu futuro lar. Gostei muito da receita (apesar de mexilhão ser o único fruto do mar que eu não gosto! rs). Mas vou testá-la com outro ingrediente porque as imagens realmente são de dar água na boca.

    Ah, e não me esquecendo: em Minas Gerais "chup-chup" é... chup-chup. Talvez em alguma localidade, mais para o norte ou oeste do Estado, tenha o nome de "brasinha". Mas, se pedir na capital, região metropolitana e adjacências, chup-chup, todo mundo vai entender; brasinha, eu acho que não.

    Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  62. Eu nunca provei dessa comida não sei como é.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Se quiser me fazer uma visitinha:
    queridissima.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  63. Menina tô precisando de uma caldo desses..kkkk que maravilha é essa?
    Você mora no paraíso....

    bjs

    ResponderExcluir
  64. Aqui em Pernambuco o sorvete no saco se chama dudu!

    ResponderExcluir
  65. Bom também é caldinho de feijão, de camarão e de peixe, aqui nas praias de Pernambuco vendem também amendoim cozido!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...